Blog

O que colocar no currículo para quem não tem experiência

Compartilhar:

Quando se está à procura do primeiro emprego ou de uma primeira oportunidade de contratação formal, é comum ter dúvidas sobre o que colocar no currículo. Mas saiba que é possível preparar um material perfeito para você se lançar no mercado de trabalho, mesmo sem ter experiência ou registro em carteira.

Para facilitar as coisas, você pode usar um gerador de CV online disponível gratuitamente na internet e se inspirar em um exemplo de currículo para estágio — além de seguir as orientações para preenchê-lo corretamente. Veja o que dizem os especialistas em conteúdo sobre recrutamento e seleção profissional da OnlineCurriculo:

Mesmo sem experiência, é possível montar um bom currículo

A falta de experiência pode ser uma vantagem para você que está buscando informações e ferramentas atualizadas para montar um bom currículo. Além disso, algumas empresas têm preferência por contratar iniciantes ou pessoas que se adaptem com mais facilidade aos procedimentos adotados em seus departamentos, sem repetir padrões vindos de fora.

Portanto, o que realmente importa é o seu potencial de se encaixar em uma vaga e a maneira como o seu CV é capaz de demonstrar isso.

O visual do seu CV também diz muito sobre você

Ter milhares de fontes, cores e elementos à sua disposição pode atrapalhar mais do que ajudar na hora de definir o visual do seu CV. O ideal é escolher entre as opções mais adequadas para esse tipo de documento e dar um toque de sua personalidade na medida certa.

Afinal, a facilidade de visualizar suas informações é o que realmente diz muito sobre a sua capacidade de organizar as ideias e manter foco naquilo que melhor destaca o seu potencial de se dar bem no emprego desejado.

Seu currículo pode (e deve) chamar a atenção para seus pontos fortes

Quando não se tem experiência, vale a pena escolher um modelo de currículo que dá mais destaque às suas habilidades, conhecimentos e até mesmo interesses profissionais. Digamos que você goste de robótica e tenha feito cursos online ou trabalhos sobre esse tema na escola. Essas informações podem fazer diferença em uma candidatura a vagas de emprego em automação e mecatrônica, com tendência de crescimento no setor industrial.

É importante saber o que colocar no currículo e o que não colocar

Para colocar as informações necessárias e não cometer alguns erros comuns na criação de um currículo, é importante manter as seções consideradas essenciais para a análise das candidaturas a emprego: informações pessoais, educação e experiência profissional.

Não se preocupe porque, mesmo sem nunca ter trabalhado formalmente, você pode preencher esses campos da melhor maneira possível.

Informações Pessoais

Na seção sobre Informações Pessoais do CV, seu nome deve ter destaque e você deve colocar um e-mail e/ou telefone de contato. Não é preciso mencionar raça, gênero, estado civil ou número de documentos, mas pode ser interessante incluir seu endereço caso você more perto da empresa. É opcional colocar um link para o seu perfil no LinkedIn ou portfólio virtual.

Educação

Você pode nomear a Educação do CV como Formação Acadêmica se estiver fazendo um curso superior ou já tiver um diploma acadêmico. Porém, o mais importante é deixar claro qual o seu grau de escolaridade. Se você está na faculdade, por exemplo, não precisa dar detalhes sobre onde concluiu o ensino médio. Seja como for, vale a pena colocar uma pequeno texto ou lista com marcadores para destacar suas conquistas no ambiente estudantil ou as boas notas que você vem tirando em matérias relacionadas ao trabalho que pretende desempenhar.

Experiência Profissional

Para quem não tem experiência profissional propriamente dita, a dica é renomear a seção do currículo cortando a palavra “profissional”. Assim, fica mais tranquilo preencher esse campo com informações sobre trabalho voluntário ou temporário, experiências com empreendedorismo, participação em projetos extracurriculares ou outras iniciativas que lhe permitam ganhar experiência de trabalho.

Se não for possível, troque essa seção por uma declaração mais elaborada de seus Objetivos Profissionais, indicando que você pretende iniciar a sua carreira na empresa e contribuir com o trabalho da equipe, se comprometendo a dedicar seus esforços para adquirir a experiência necessária. Isso pode ser uma alternativa no caso de quem se candidata a uma vaga através do programa Jovem Aprendiz ou dentro das normas para estágio.

Além disso, você é livre para acrescentar outras seções ao seu CV, tais como:
Habilidades;
Cursos e treinamentos profissionais;
Prêmios e conquistas;
Publicações;
Referências.

Para ter certeza sobre o que colocar no currículo, procure se colocar no lugar da pessoa que vai avaliar esse documento. Afinal, o CV de quem não tem experiência não precisa ser longo ou lotado de informações desnecessárias — o principal é que o conteúdo seja focado no trabalho que você pretende exercer!

Fonte: Bem Paraná

Mantenha sua equipe apta para os desafios.

Preencha os campos ao lado, ou abaixo.
E aguarde o nosso retorno, até lá!

Ao clicar em Enviar Dados você concorda que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.