Esse assunto é um dos que geram mais dúvidas na hora do processo seletivo de vagas de emprego. Mas não precisamos transformá-lo em tabu. Resumidamente, a pretensão salarial é uma soma dos valores profissionais (conhecimento e experiência na área) de acordo com as funções descritas na vaga e valor de mercado. Confira algumas dicas:
1. Considere a média do mercado
Pesquise quanto o mercado está pagando para a vaga em questão. Descubra o piso salarial – essa informação normalmente é encontrada em sites de vagas, em análises de empresas de recrutamento e nos sindicatos da classe – e considere o perfil da empresa, se é de pequeno, médio ou grande porte.
2. Sua pretensão deve estar de acordo com sua experiência
Seja realista ao propor um salário. Leve em conta toda a sua experiência na área, os cursos de especialização, os resultados alcançados. Dessa forma, você tem mais confiança para negociar o salário com o empregador e recusar propostas que não estão à sua altura.
Se você é novo no mercado de trabalho, tenha em mente que as empresas costumam oferecer o salário-base da categoria.
3. Conversa sincera
Estar seguro ao falar sobre a pretensão salarial demonstra que você tem conhecimento de mercado e valoriza suas próprias aptidões. Esteja aberto.
Nada de prepotência, uma conversa sincera é o caminho para fechar um bom acordo para ambos os lados. Se você está afastado do mercado por um determinado tempo, não conseguirá ter tanto poder de argumentação. O mais importante é ter uma base mínima para que possa cumprir com seus compromissos.
4. Responda com uma faixa salarial
Você não precisa responder a sua pretensão salarial com um valor exato do salário almejado. A faixa salarial nada mais é que um intervalo de valores. Por isso, você pode responder, por exemplo, entre 2.000 e 2.500 reais. Dessa forma, você mostra flexibilidade e dá uma margem de negociação para ambas as partes.
Para não causar constrangimento, você pode citar qual foi sua última remuneração e benefícios, assim o recrutador terá uma ideia aproximada de em qual faixa salarial você se enquadra, bem como qual a sua necessidade para manter suas despesas fixas.
Fonte: WeCan BR