Foi no final da década de 1990 que David Ulrich, professor universitário americano, lançou seu famoso livro Human Resources Champions, trazendo relevo para a função do business partner no âmbito dos recursos humanos, um profissional vital para as empresas que desejam crescer de forma eficiente.
Sendo a Gestão de Pessoas um campo que atravessa diversas transformações ao longo do tempo e que impacta rapidamente nos resultados de uma organização, David Ulrich inovou ao propor a aproximação do setor de recursos humanos com a área de negócios.
No entanto, muita gente ainda tem dúvidas sobre o papel do business partner, suas atribuições e como esse profissional é um parceiro estratégico e diferenciado para as organizações do mundo atual.
Se você tem curiosidade sobre o que é um business partner ou sonha em ascender profissionalmente investindo em formação para essa função, siga a leitura deste artigo!
O que é um business partner de recursos humanos?
Business Partner de RH é um consultor interno responsável pela gestão inteligente de pessoas alinhada às estratégias de negócio de uma empresa. Ele atua como mediador entre a alta gestão da empresa e as diversas equipes, visando potencializar os resultados do negócio.
O business partner é o chefe do RH?
É um verdadeiro desafio para as empresas definirem com clareza as atribuições de cada cargo, mas a resposta da questão é não. Um business partner é um consultor do executivo, mas não um chefe do departamento de RH. Ele está além do escopo burocrático e das práticas tradicionais do setor de human resources.
É verdade que esse profissional precisa ter conhecimento sobre pessoas, negócios e processos dessa interface, mas a sua atuação é justamente enquanto mediador e gestor estratégico.
Quais as atribuições do profissional business partner?
O objetivo central de ter um business partner na empresa é que este seja um canal de potencialização da performance e do aumento da eficiência organizacional. Trata-se de mover as práticas e metas dos recursos humanos para que elas sejam elementos de apoio às estratégias e objetivos do negócio.
Diante dos desafios do mercado atual, nas empresas em que um dos pilares essenciais são pessoas há uma demanda por assertividade que só é possível de ser alcançada com alinhamento, clareza de processos, desenvolvimento e valorização do componente humano.
Assim, o business partner deve:
Analisar demandas, métricas e resultados da empresa no eixo negócio-pessoas com o objetivo de planejar e propor soluções (contratação, treinamento, reorganização do ambiente de trabalho, de lideranças, uso de tecnologia etc.);
Definir para as equipes estratégias que suportem e resultem no alcance de resultados previstos nas estratégias de negócio. Nesse sentido, o profissional deve conhecer em detalhes estratégias financeiras, comerciais, de marketing etc. do local em que trabalha;
Mediar a relação da alta gestão com as equipes de forma assertiva, buscando soluções que contemplem ambos os lados e gerando alianças consistentes;
Capacitar as equipes com treinamento, coaching etc. para atingir alta performance com foco no negócio, na qualidade e no bem-estar, além de contribuir para o desenvolvimento das lideranças;
Prever riscos e gaps que impactam nos resultados e nos pilares da empresa;
Avaliar as práticas implantadas oferecendo feedback em duas vias tanto para os colaboradores quanto para o executivo.
Fonte: Ipod